twitter
    Siga-nos no twitter :)

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Origem do sacolé!

Brasinha.JPG

Quem nunca chupou comeu um din-din numa tarde quente de verão? Todo mundo!!!!


Mais conhecido como Geladinho, o picolé, feito de modo bastante artesanal, preparado dentro de pequenos sacos plásticos. Esta iguaria surgiu durante a Segunda Guerra Mundial. Inicialmente salgado era usado como fonte proteíca pelos mariners norte-americanos.



Variantes do nome

Por ser uma sobremesa bastante popular e fácil de fazer, recebe diversos nomes conforme a região do país, como sacolé, din-din, chupa-chupa, chup-chup, juju, gelinho,"suquinho" etc. O termo em inglês para esse tipo de picolé artesanal é "Ice candy" muito comum nas Filipinas. Em Tremembé (SP) é também conhecido como sacolete, uma mistura de saco com sorvete.

Na região da cidade de Serra dos Aimorés, em Minas Gerais, o sacolé é conhecido como brasinha. Nessa região, a brasinha é muito comercializada como fonte de pequena renda, vide foto da casa com a placa de vende-se.
Sua preparação é bastante simples, podendo ser de todos os sabores, naturais ou artificiais.

É possível, ainda, incrementar o gelado, usando-se leite com achocolatado. Há, também, possibilidade de se criar outras receitas de modo a tornar a guloseima mais sofisticada, colocando-se bebidas alcoólicas, caldo de cana e outros ingredientes.

Eu até já vendi essa merda!!! Vendia a 10 centavos, e ganhava 1 centavo por sacolé! Ô escravidão!
Hoje os sacolés são feitos com leite...Polpa de fruta...Achocolatado!.... Os que eu vendia era uma mistura de água, açúcar e aqueles suquinho em pó que fazia 2 litros de suco!!!hsauhsuahsaushauh... O foda é que eu vendia tudo!!! 

Bom galera!!! Essa semana os posts serão bem rápidos pois estamos no final do período da faculdade e é prova pra cacete! Estamos precisando de postadores!!! Quem quiser fazer parte dessa merda mande um email pra mim....

Ahh...E aproveitem pra comentar... É grátis...

6 !

herbert disse... [Responder Comentário]

Gelinho de morango com leite condensado. não tem igual... coisa fina !!!!!!

Willian disse... [Responder Comentário]

Eu também já vendi...kkkkkkkkkkk... Vendia numa caixa de isopor branca... já tinha até meus clientes... mas aí começei a vender coxinha e já tenho minha própria lanchonte!!!hsauhsauhsaushaus

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Bons tempos, no Mato Grosso (Rondonópolis) é (ou era) conhecido como refresco, e também era usado os kisuco, um pacotinho de suco até poderoso que poderia fazer até 5 litros de suco, mas o segredo mesmo era fazer meio (eu disse meio) melado, pois com o congelamento não fica tão "empedrado", assim quando você está consumindo ele não "vira" gelo.

Anônimo disse... [Responder Comentário]

tempo bom. isso lembra a epoca de criança. a gente era feliz e não sabia.

Anônimo disse... [Responder Comentário]

No acre chama-se de VIP

Anônimo disse... [Responder Comentário]

SAcole meu companheiro eh de picole com saco e naum como dito supra mistura de saco e sorvete

Postar um comentário

-Comentários sempre são bem-vindos;
-Não gostou de algum post? Fale! Porém com educação;
-Não gostou do blog? Clique nos banners de nossos parceiros e seja feliz;
-Não peça parceria nos comentários, para isso entre na página "PARCERIA"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...